O falso cume. O que o montanhismo me ensinou sobre a vida.

desfrute-a-vida-falso-cume

No montanhismo existe uma expressão chamada falso cume. Subimos arduamente a montanha, usamos todas as nossas forças, contamos os minutos acreditando estar chegando ao topo e quando estava já prestes a comemorar a vitória no entanto percebemos que estamos no falso cume. O verdadeiro cume é o próximo morro. Ele estava atrás do falso cume e por isso não podia ser visto.

Não é fácil, além de usar toda a sua energia, você criou uma expectativa muito grande, seu psicológico não via a hora de chegar lá. Agora teremos que descer o falso cume, e enfrentar uma subida ainda mais árdua para chegar ao cume verdadeiro.

Mas como se você já está no seu limite físico e mental? Essa é a parte mais maravilhosa, você cria a força que faltava! É isso mesmo, por mais difícil que seja o ataque final ao cume, você olha para trás e vê o quanto já superou. O quanto se venceu. E percebe que vale a pena continuar.

O falso cume apesar de causar esse engano, nos tornou mais fortes do que quando começamos a subida. Graças a ele agora estamos preparados para enfrentar a subida final.

Isso mostra que podemos ir muito além do que imaginamos. Se conseguimos nos superar fisicamente e mentalmente para conquistar a montanha, podemos conseguir qualquer outra coisa em nossas vidas. A ciência não afirma que usamos apenas uma parte de nossas capacidades? Imagine o quanto não está oculto. O quão forte podemos ser.

Certamente da próxima vez que o montanhista precisar enfrentar alguma situação que esteja no seu limite, ele vai lembrar da montanha e pensar, é o falso cume. Vamos em frente, vamos vencer, que logo chegaremos ao cume verdadeiro.

No final das contas, não se trata de superar a montanha, se trata se superar a si mesmo.

Os dias que estes homens passam nas montanhas, são os dias que realmente vivem. Quando as cabeças se limpam das teias de aranha, e o sangue corre com mais força pelas veias. Quando os cinco sentidos recobram a vitalidade, e o homem completo se torna mais sensível, e então já pode ouvir as vozes da natureza, e ver as belezas que só estavam ao alcance dos mais ousados. Renjo La Pass – 5340m

 

Luccas Ferreira
Luccas Ferreira
Formado na área de comunicação, pós-graduado em gestão de vendas, professor de marketing e palestrante. Faixa preta de kung fu, aprendeu nessa arte marcial milenar a disciplina e que o homem pode ultrapassar todos os seus limites físicos, mentais e espirituais, basta ter foco. Aventureiro, das 10 montanhas mais altas do Brasil já pisou em 6 delas. Aquariano, é fascinado por viagens fazendo jus ao signo. Apaixonado pela Patty.

1 Comment

  1. Rumo ao topo sempre!

Comente